terça-feira, 21 de julho de 2009

Dia do Amigo, ideia de um rotariano

Dia 20 o mundo inteiro comemorou o Dia do Amigo. Admito que inicialmente pensei que fosse mais um tema apelativo para promover as vendas no comércio em geral. Cheguei a comentar certa vez, numa reunião na Associação Comercial de que esse dia não era tão forte, a ponto de ser uma campanha promocional de uma cidade inteira. Puro engano. Realmente a palavra AMIGO tem uma penetração muito grande no conceito entre as pessoas. É de um significado tão grande, que poucas pessoas são capazes de dizer mais do que três ou quatro nomes de pessoas que mereçam o termo AMIGO. Aprendi, então, que o dia tem um significado muito grande. Da mesma forma que faço com outras datas comemorativas, também refleti sobre este dia do Amigo. Primeiro quis saber de onde surgiu, e para minha surpresa descobri que um rotariano foi o autor desta comemoração celebrada em mais de 100 países, inclusive no Brasil. A data marca a chegada da nave Apollo 11 à Lua, em 1969, e por isso foi escolhida pelo rotariano Enrique Febbraro, sócio do Rotary Club de Once, Argentina, do Distrito 4890 do Rotary International. Ele escolheu este marco histórico para a humanidade como forma de simbolizar a amizade universal. E realmente faz sentido, pois, pelo que soube foi a única vez no Mundo que as pessoas se concentraram em três seres humanos independentes de credo, raça, nacionalidade, poder econômico ou coisas do gênero, e a torcida pelo sucesso foi unânime. O fim da Segunda Guerra Mundial e a fundação das Nações Unidas foram sugeridas para marcarem o Dia Internacional do Amigo, mas muito bem lembrado por Enrique Febbraro, são datas relacionadas a violência. A criação do Dia Internacional do Amigo rendeu ao rotariano duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Tudo a ver com essa organização mundial, presente em 210 Países que tem na Paz e a Compreensão Mundial seus principais focos de ação em favor da humanidade. Fiquei orgulhoso quando descobri isso, pois, como ser humano passei a verificar o dia com maior importância, e como rotariano de verificar que uma simples ação pode mudar os destinos de diversos países. Tenho a absoluta certeza que muitas pessoas se desarmaram espiritualmente ao receberem um Parabéns pelo Dia Internacional do Amigo. Certa vez ouvi do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Mauro Celso Rosa, de que amigo é tão raro que temos que guardá-los na palma da mão, que por sinal, é formada por cinco dedos que podem significar as cinco letras da palavra Amigo. Achei engraçada a colocação que ele fez, porém, ao pensar melhor notei que em toda a minha vida sempre pude contar com no máximo cinco pessoas, com o mérito de eu considerá-las como AMIGA. Fiz um esforço muito grande e notei que tinha dificuldade de encontrar uma quinta pessoa para formar esta equipe de anjos da guarda. Para ficar mais fácil, comecei a relembrar pessoas importantes que passaram em minha vida e notei que sempre chega perto de cinco. Não mais que isso. Pessoas que da mesma forma natural, fizeram parte de alguns capítulos de minha vida, e que estão guardadas em minha memória e até hoje sinto falta das presenças delas. São aquelas pessoas que por mais que o tempo passe, a gente não sente que o tempo passou. Quando percebo isso agora, vejo que essas pessoas são especiais, mas atualmente a definição de amigo passa a ser bem complicada. Fica difícil distinguir quem é amigo, colega, conhecido e companheiro. No Rotary International nós dizemos que companheiro é aquele que compartilha um propósito com a gente, enquanto que o amigo é aquele que tem intimidade de pensamento e comportamento. As definições de colegas e conhecidos são mais distantes, e penso que o amigo se confunde mais com o companheiro. Assim sendo, passei a relacionar as pessoas que estão em minha volta e me deparei com uma série de questões, do tipo: o que seria essa tal de intimidade? Ai a coisa ficou mais complicada, mas de qualquer forma, verifiquei que são muitas as pessoas que tenho que eu poderia defini-las como amigas. Foi preciso no Dia Internacional do Amigo eu parar alguns minutos e ver que uma de minhas maiores riquezas é ter um grupo grande e seleto de amigos, pois, se é algo que sempre cultivei nesta vida é a amizade, e neste Dia do Amigo, rendo minhas homenagens àqueles que são meus amigos, pois sou capaz de ter várias mãos, e centenas de dedos. Uma vez rotariano, sou capaz de ter muitos amigos.

4 comentários:

  1. Lygia de Paula Roccatoterça-feira, 21 julho, 2009

    Companheiro Márcio Medeiros, mais que isso, voce é uma pessoa muito especial, que embora anda muito jovem tem a sabedoria daquele ancião de aldeia, encontrado nos estudos xamânicos.
    Sou sua fã de carteirinha, desde que seus e-mails, começaram a circular no GEROÍ.
    A partir dessa ocasião, fui me aproximando, lendo tudo que aparecia, assinado por àquele brilhante jornalista de Marilia e assim fui sendo cativada até que surgiu a maravilhosa oportunidade de assistir sua palestra, na Conferência Presidencial.
    Fiquei cativa, em cada texto, comentários, artigos, descubro mais e mais a perspicaz sabedoria desse Rotariano, companheiro de Marilia.
    Parabéns e muitas felicidades por hoje e sempre.
    Lygia de Paula Roccato
    Rotary Cloub de Mongaguá
    Distrito 4420

    ResponderExcluir
  2. Grande colocação... A bíblia diz que a pessoas mais chegadas que um irmão e creio que isso se referia a ´´amigo´´ mesmo.
    Até,

    ResponderExcluir
  3. O texto é deveras inspirador e traz em si várias possibilidades de debate, todavia, ao final você repetiu muito a palavra Amigo, quase deixando o texto confuso, mas nada que lhe tirasse o brilho. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Estou no rol ??? penso que sim ! porque você ESTÁ na minha lista de "poucos e bons". Nunca tive a pretensão do Roberto Carlos de ter querer ter um milhão de amigos prá poder cantar mais forte. Prefiro mais a qualidade do que a quantidade. Os poucos (e de qualidade!) também podem fazer um belíssimo coral ! Beijo grande. Deborah.

    ResponderExcluir

Seja responsável por suas colocações.