sábado, 14 de fevereiro de 2009

A minha paz é a paz do mundo

Sempre questionei a existência de um motivo para haver guerra. Ao ler e ver histórias em que o ser humano é o único ser que mata por prazer e de forma banal, além do necessário, isso sempre assustou-me. O que faz uma pessoa odiar tanto a outra a ponto de desejar que ela morra? Como pode uma criança ser treinada para a guerra? Como viver em escombros e envolta de tanta destruição? Acredito que nunca saberei com exatidão o que isso significa, mas faço uma idéia, pois, onde eu vivo não é possível saber quais os motivos que levam as pessoas serem assim.
Como rotariano sempre ouço falar em Paz e Compreensão Mundial. Confesso que houve época que isso soava para mim como uma utopia, pois, como eu: brasileiro e residente em Marília posso influenciar a Paz no Oriente Médio? Porque uma pessoa pacata como eu devo preocupar-me com os entendimentos da Coréia do Sul e Norte? Ao tomar conhecimento de detalhes, conceitos e obter uma série de informações, reformulei meu pensamento e passei a entender melhor estas questões, que admito não serem pessoais, em virtude de saber que muitas pessoas pensavam com eu, mas não se aprofundavam na questão, porque o problema não é nosso e não nos atinge.
Ouvindo o nigeriano Jonathan Majiyagbe, atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, e Ex-Presidente do Rotary International, numa de suas palestras aqui no Brasil, passei a enxergar de outra forma esta realidade. Esse advogado da Nigéria, que conhece bem os problemas de uma guerra civil, de pobreza e tudo mais, falava em tom suave, de que para desejar a Paz é preciso ter Paz. Ele fez com que eu imaginasse como uma criança consegue ter Paz ao chegar em casa assistir seus familiares morrendo sem saber dos motivos, ver a casa destruída sabe-se lá pelo que? Ou então transmitir a Paz vendo Pai matando a Mãe, irmãos traficando, irmãs se prostituindo ou coisas do gênero. Não consigo enxergar a Paz sem observar o mínimo de comportamento de Paz.
Ao começar a ver esta questão desta maneira, notei que as imagens que nos chega dos locais de guerra são sempre tristes, tenebrosos e muitas vezes horríveis. Não poderia ser diferente. O olhar das pessoas em uma Zona de Conflito é sempre a pior, quando deduzimos que o ódio está enrustido. Como ter Paz? A vingança parece-me ser um combustível nesta situação que naturalmente se perde o controle de nós mesmo, pois, são dons anormais e que existem por causa da: indisciplina, descontrole emocional e a incapacidade de discernimento, fazendo com que a nossa reação (até por extinto), seja a mais violenta possível.
Essa realidade de guerra não é a nossa. Assim sendo, pergunto como podemos evitar o conflito físico e moral? A partir do momento que a gente cultivar a Paz diariamente, em todos os lugares que estivermos, a Paz prevalecerá. Se no local de trabalho houver conflito, desentendimentos e mal estar, isso será repassado em minha casa, em meus relacionamentos e tudo mais que eu faça. É contaminante. Se em minha casa o clima e ambiente não forem felizes, não terei como transmitir isso em meus atos e pensamentos. A Lei da Atração reforça muito esse meu pensamento, pois, os meio que vivemos justificam nossos comportamentos. Lembram-se do ditado da vovó: “diga-me com quem tu andas, que lhe direi quem és”. É no ambiente que temos que ter o foco e não, apenas, nas pessoas que estão ao nosso redor.
Para eu influenciar o Mundo a ter Paz e a Compreensão Mundial preciso praticar no meu mundo individual e particular. Tenho minhas próprias guerras a enfrentar, meus conflitos a serem negociados e principalmente a minha luta diária. Mas porque não guerrear por um mundo melhor, resolver conflitos para um bem comum e lutar em favor do Bem? Acredito que a partir do momento que eu cultivar a Paz no mundo em que eu sou o Todo Poderoso, estarei fazendo a minha parte para que o Mundo de um modo geral tenha a Paz e a Compreensão Mundial. Quando eu pratico a Paz, ajudo na conspiração em favor da Paz. Quando eu passo a compreender os idosos, os jovens e aqueles que são diferentes de mim, estou ajudando o Mundo a ter a Compreensão Mundial. Por isso que eu posso ajudar neste processo, e tenho que fazer a minha parte.
Respeito plenamente os motivos que fazem as pessoas se envolverem em guerras nestes países conflitantes, mas não concordo com os meios. Seja por motivo religioso, político, econômico ou social, não importa a razão e sim os meios a serem utilizados para se encontrar o entendimento. Matar ou tentar matar só aumentam o ódio, a raiva e o desejo instintivo de se defender de qualquer maneira. Mas se eu procurar compreender o que levou o outro a agir de determinada maneira e usar a minha inteligência para evitar os conflitos físicos e morais, posso demorar a encontrar uma solução, mas estarei sempre no caminho da Paz.
O exercício que devemos promover a nós mesmos, é o de promover a Paz naquilo que depende de nós. Acredito que se isso acontecesse os seres humanos seriam bem diferentes. Seja inteligente e diferente: não revide uma agressão. Mostre ao outro que você é superior em todos os níveis, e surpreenda reagindo de forma amigável, afinal seu oponente sempre vai esperar o pior e nunca o melhor de suas ações. Mais uma vez a comunicação é a principal arma contra os desentendimentos, conflitos e a principal ferramenta da Paz, pois, quem informa ao outro sobre o que pensa e sente é melhor compreendido. Nunca deixe de falar de seu amor pelos outros e pelas coisas. Vejo isso, como sendo o antídoto contra qualquer confusão.
Márcio Medeiros é radialista e jornalista E-Mail: marcio@medeiros.jor.br BLOG: HTTP/marcio-medeiros.blogspot.com

6 comentários:

  1. Lindo, Márcio ! é isso mesmo: de nada adianta a gente querer consertar o mundo se não consertarmos, antes, o nosso próprio quintal. Paz e Compreensão Mundial ?! não sei se a gente consegue atingir... mas se cada um fizer a sua (melhor) parte, certamente chegaremos perto; ou viveremos mais felizes (e em paz!) Beijo grande, carinhoso e pacífico.

    ResponderExcluir
  2. Marcio, Bom Dia!
    Parabéns por esta mensagem, é realmente uma grande forma de buscarmos a PAZ.

    Atenciosamente;

    Antoninho Casavechia Junior
    Máquinas Agrícolas Jacto S/A - Divisão Unipac
    Soluções Logísticas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Márcio.Nossa, confesso que suas questões fazem parte do meu dia-a-dia, certo dia meu filho de 06 anos ao ver uma reportagem sobre o Oriente Médio,( Terra Natal de seus bisavós paternos)perguntou-me se ao desligar a TV, os "atores" iriam todos pra suas casas. Confesso que dentro de mim, desde aquele momento, surgiu um enorme desejo de sempre que ouvir falar em guerra, correr para a TV e a desligar, para que seus "atores", possam ir pra suas casas, junto de seus familiares, viver o amor e a compreensão.Acredito que, eu, daqui de meu lar, já esteja contribuindo para a tão sonhada Paz Mundial, plantando sementes de amor em meus filhos, o futuro desse mundo!Parabéns, estou com vc.Beijos em seu coração. (Márcia R. Camargo)

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom saber que o velho amigo Marcio, está bem.
    Boa Sorte e sucesso Marcio
    Tony José
    tony@digerati.com.br

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, MÁRCIO QUERIDO!
    ACREDITO QUE DEVEMOS, SIM, COMEÇAR POR AÍ...
    TEMOS QUE EXPRESSAR A NOSSA REPULSA PELA FALTA DE RESPEITO QUE UNS TÊM PELOS OUTROS, AO QUEREREM INTERFERIR-SE NA LIBERDADE DE OUTREM.
    INFELIZMENTE, VOCÊ TEM RAZÃO AO CONSTATAR QUE O DESEJO DE GUERRA, DE REVIDE, ADVÉM DO INCONFORMISMO DE SE VER INTERFERÊNCIAS NEGATIVAS NOS MAIS DIVERSOS ÂMBITOS DA VIDA DE UM SER HUMANO.
    CREIO QUE A VIOLÊNCIA GERA A VIOLÊNCIA, MAS, TORNA-SE DIFÍCIL, PARA A GRANDE MAIORIA,ACEITAR A IMPOSIÇÃO DE OUTROS EM ALGO QUE SÓ DIZ RESPEITO A SI MESMO, A SUA PRIVACIDADE.
    CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, E, TAMBÉM, VIVENCIO ESTA MANEIRA DE PENSAR EM MEU DIA-A-DIA, QUANDO TRANSMITE-NOS A IDÉIA DE QUE O IMPEDIMENTO PARA A DISSEMINAÇÃO DA BARBÁRIE SERIA O DE IGNORAR CERTAS PROVOCAÇÕES, QUE, EM ALGUNS CASOS, NEM SERIAM VOLUNTÁRIAS POR PARTE DO AGENTE.
    PARA QUE TODOS POSSAM VIVER MELHOR, EM PAZ, É INEVITÁVEL QUE SE DESPRENDAM DO ORGULHO, QUE SÓ NOS LEVA A QUERERMOS NOS SOBRESSAIR PERANTE OUTROS.
    TEMOS QUE SEMPRE ESTARMOS ATENTOS, QUE SOMOS FILHOS DE UM MESMO PAI, E QUE ESTE PAI PREGA O AMOR INCONDICIONAL.
    SE ALGUÉM NOS FERE O ORGULHO, POR QUE NÃO PROCURARMOS O ENTENDIMENTO CONVERSANDO. COM ISSO, CHEGAMOS À CONCLUSÃO, QUE TODOS BUSCAM A FELICIDADE, BEM CONTRÁRIA DA GUERRA, QUE SÓ LEVA A DISSABORES.
    BEIJOS, E UM CARNAVAL MÁGICO PARA VOCÊ E SEUS FAMILIARES!

    ResponderExcluir
  6. Vc é uma pessoa responsável e admirável.

    ResponderExcluir

Seja responsável por suas colocações.