segunda-feira, 13 de abril de 2009

Feriado é para cansar ou descansar?

Neste mês de abril é o mês do ano com maior número de feriados em dias úteis. Passada a sexta-feira santa e a Páscoa, com todos que converso, o comentário é um só: “Puts... to cansado”. Pelo fato de muita gente ter dito isso, parecendo até que foi combinado, imaginei que fosse um sinal para fazer este tipo de reflexão. Afinal: feriado é para cansar ou para descansar? Faço este questionamento, porque também conclui que estou muito cansado, depois de três dias de folga sem trabalhar. Não quero entrar no mérito se o feriado é correto ou não, se prejudica ou não o comércio e tudo mais. Ou se o feriado é para pensar nos motivos da paralisação. Quero pensar na questão do aproveitamento do tempo e se isso trará qualidade de vida ou não. Muitas vezes deixamos para o final de semana, ou até mesmo para os feriados, uma série de tarefas que não gostamos e que sempre vai ficando para depois. É um conserto aqui, uma pesquisa de preço ali, uma arrumadinha lá, uma revisão de última hora e assim vai. Acredito que todos pensem assim: “Ah... no feriado eu vejo”, ou então: “Ah... no final de semana eu faço isso”, e assim vai ficando até que não tenha mais jeito, e passamos a fazer o que tem que ser feito, de qualquer maneira e a qualquer instante. Procuro ser uma pessoa planejada, mas confesso que são muitas as atividades que deixo para o feriado e final de semana, e no final, acabo tendo que admitir que não fiz nada daquilo que queria e que vou precisar de outro final de semana, ou então, esperar o próximo feriado para concluir o que queria. Sinto-me um idiota, quando chego a esta conclusão, pois percebo que aproveitei muito mal o tempo que tive e que não fui capaz de tomar a iniciativa e fazer o que me propus a fazer, mentalmente, como se eu fosse uma máquina programada para executar tarefas previamente elaboradas com dia, hora e tempo de execução. Por outro lado penso que tudo que deixamos para fazer depois, ou quando o feriado chegar, não é importante. Desta forma, acredito que o nosso cérebro não ajuda a gravar e certamente não estimula a gente a realizar aquilo que não consideramos prioritário. Assim sendo, tudo que aparecer durante a tentativa de fazer aquilo que foi pensado, passa a ser mais prioritário, ficando o que foi planejado menos importante para o final. Penso que seja um problema de foco. Será que a partir do momento que eu focar melhor os meus desejos de finais de semana ou até mesmo dos feriados, terei meu planejamento concluído? Acredito que sim. Desta forma o ideal é fazer um exercício de mentalização e buscar prazer nestas realizações, pois, sei que a partir do momento que houver prazer, meu cérebro fará com que esta atividade seja prioritária. Sou da opinião de que é preciso sentir prazer em tudo que a gente faz. Aprendi que a felicidade é o resultado de pequenos bons momentos. Assim sendo, se eu tiver muitos bons momentos, terei boa parte do meu tempo com a felicidade que tanto desejo. No emprego, na família, na Rua, na atividade voluntária, sozinho, ou qualquer coisa que eu venha a fazer, se eu acrescentar o prazer, é bem provável que eu sinta a felicidade. Não imagino felicidade e prazer separados. Penso que ambos estão ligados diretamente. Quando eu tiver um terei o outro. Não importa a ordem. Posso sentir a felicidade tendo prazer e terei prazer em sentir a felicidade... A partir de agora, seja qual for o feriado ou o final de semana, vou mentalizar atividades prazerosas para reunir os momentos felizes a maior parte do dia. Igual ao que eu faço quando estou desenvolvendo minha atividade profissional durante toda a semana. Igual ao que eu faço quando estou desenvolvendo atividade voluntária pelo Rotary International, que faço constantemente. Da mesma forma que procuro ficar ao lado de minha esposa, filho, amigos e familiares sempre provocando o prazer e a felicidade, pois estar feliz com prazer ao lado das pessoas que gosta, só pode ser algo divino. Que venham os feriados e os finais de semana...

2 comentários:

  1. Perfeito, Márcio !!!
    prá variar um pouquinho, serei diferente dos outros: estou muuuuito descansada... e essa preguicinha que dá na 2a. feira pós feriado, penso que seja natural, uma vez que se descansou bastante. Mas é preguiça e não cansaço.
    Cheguei a imaginar aproveitar bem o feriadão prá colocar algumas coisas atrasadas em dia, ou adiantar outras que poderiam fazer a diferença lá na frente. Mas, que nada ! Só fiz o absolutamente necessário e fiquei de pernas prá cima (literalmente !)assistindo a uns bons filminhos, ouvindo minhas músicas prediletas, lendo livros por puro prazer.
    E, melhor: sem a menor culpa, porque tenho certeza de que não sou uma máquina programada só prá produzirproduzirproduzir (embora, algumas vezes, eu esqueça disso).
    Você disse "tudo" ao comentar que "se adiei a tarefa é porque não tem tanta importância" e que encontrar prazer em todas as atividades é, sem dúvida, encontrar a felicidade.
    Parabéns ! Excelente texto! Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Márcio, tudo bem com você!?...

    Vou deixar aqui meu feedback sobre seu artigo.
    Claro que não tenho a facilidade de escrever "tanto" e "bem" como você! Mas olha, é exatamente isso que acontece com muitas pessoas.

    Você colocou muito bem as palavras,...gostei!!!

    Meus finais de semana e feriados procuro sempre fazer o que disse no final do artigo e acrescento uma boa caminhada.
    O que você acha de fazer isso também,...acrescentar uma caminhada!...rsss

    Imagino que vai falar para eu ler um bom livro também,...estou certa!?...rs

    Abraço,
    Sônia.

    ResponderExcluir

Seja responsável por suas colocações.