quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo

Tive a oportunidade de visitar recentemente as cidades de Volta Redonda e o Rio de Janeiro. Novamente fui me apresentar numa de minhas palestras e retornei mais encantado do que fui. Não conhecia a cidade de Volta Redonda, que detém o título de: a Cidade do Aço, em razão da usina da CSN ter uma grande influência naquele município. Além de fazer novos amigos fiquei encantado com a beleza da cidade, a organização e a qualidade das pessoas. O Rio de Janeiro, como diz a música de Gilberto Gil: continua lindo. Estive na capital do Rio há 20 anos atrás, nas minhas andanças pelos campos de futebol de todo o Brasil, quando fui cronista esportivo da capital paulista. Mas por falta de cultura e conhecimento na época, não pude aproveitar este período para conhecer as capitais e cidades que tive oportunidade de visitar como eu deveria. O Rio de Janeiro é mais conhecido por mim, pela televisão do que pessoalmente, pois conhecia muito bem o trajeto do hotel até o estádio, e só. Ao lado de duas pessoas iluminadas que tive o prazer de conhecer em Volta Redonda, Mara e Carlos Freire, fui apresentado a uma série de locais da cidade do Rio de Janeiro que só conhecia por fotografia, filmes e comentários. Pude perceber o motivo de chamar a cidade do Rio de Janeiro, como a Cidade Maravilhosa. Admito que eu pensava que se tratava de marketing, de propaganda e de pura campanha da TV Globo em favor do Rio de Janeiro, do que a realidade pura e simples. O Rio de Janeiro é simplesmente maravilhoso por um conjunto de situações que pude sentir e perceber nos dias que passei. Os meus cicerones me levaram em muitos lugares com riqueza de explicações e demonstrações. O que eu adorei é que eles além de mostrarem para mim o local, falavam sobre ele. Senti muitas saudades da companhia da Professora Rosalina Tanuri, a historiadora de Marília, nesta ocasião, pois sempre que é possível conversamos a respeito da história das cidades. No entanto, vi ruas e avenidas largas, calçadas planejadas, prédios encantadores, muita arborização, limpeza, pavimentação boa, e uma receptividade incomum do carioca. Aliás, penso que a simpatia do Rio esteja no trato do carioca. Como eles sabem ser simpáticos e receptivos. Todos com quem abordei fui muito bem atendido. Conheci o centro da cidade e fiquei assustado com aquelas ruas estreitas e ainda com paralelepípedos e em alguns casos até amedrontado ao passar por pequenas arestas entre um prédio e outro, cenas que eu via na televisão, mas achava se tratar de exagero de minha parte. Realmente muito do período do império é possível ser visto nos dias de hoje no centro do Rio de Janeiro, bem diferente do que observo no centro da capital paulista. As travessas do Rio de Janeiro são diferentes de São Paulo, sem contar a arquitetura que é incomparável em solo fluminense. Devo dizer que adorei conhecer este lado do Rio de Janeiro. Sei dos problemas sociais e econômicos que a cidade e o estado enfrentam, mas penso que seja o preço que pagam pela falta de planejamento. Aliás, ao conversar com várias pessoas formadoras de opinião naquela cidade, senti a existência de uma certa diferença entre o carioca e o fluminense. Resquício de um preconceito ainda do período em que o Rio de Janeiro era a capital federal, apartada do estado, sendo unificada de forma obrigada e sem muita explicação. Percebi a existência de um movimento no sentido de tornar o Estado do Rio de Janeiro de um único povo, o que para mim, pode ser a explicação de tanta indiferença que senti entre determinados segmentos do interior com a capital. Mas fora este aspecto político, quero dizer que o Rio de Janeiro conquistou mais um admirador. Tenho dúvidas se fui influenciado por pessoas apaixonadas pela cidade, ou até mesmo, por companheiros que defendem o Rio de Janeiro por tudo que é mais sagrado, mas quero concordar que a cidade encanta qualquer pessoa que esteja disponível a admirá-la. Pode ser que o diferente nisso tudo seja eu, que estive aberto para receber o Rio de Janeiro como deveria ser, afinal, a cidade faz parte da história do nosso País, e isso é inquestionável. Enxergo, a partir de agora, o Rio com outros olhos.

Um comentário:

  1. Estiamdo amigo e companheiros Marcio Medeiros.

    Fico lisonjeado com a sua mensagem, quando fala da cordialidade e hospitalidade de todos nós "cariocas da gema", falo da "gema", porque temos muitos outros cariocas emprestados que emolduram e engrandecem a nossa Cidade, além das belezas que fez com que você ficasse encantado com o nosso querido Rio de Janeiro.

    Nós, também, nos encantamos muito com você, com a sua cordialidade, seu respeito e carinho por todos nós.

    Esperamos você em outras oportunidades para juntos aproveitarmos um pouco mais dessa amizade que somente através do Rotary é possível, pois a nossa instituição além da prestação de serviços nos dá a oportunidde de conhecermos pessoas incríveis, como você.

    Abraços, amigo

    José Nelson Carrozzino Filho
    Governador Distrito 4570
    Período 2007/2008

    ResponderExcluir

Seja responsável por suas colocações.